segunda-feira, 6 de julho de 2009
Você tem sede de quê?
Fragmentos de notícia
"Chego ao Parque Vinício Adames de táxi. O acampamento internacional da juventude, sucesso nas edições porto-alegrenses do Fórum, é, em Caracas, um caos. A chuva transformou em barro a área das barracas. Tanto que uma galera brasileira que chegou na noite de ontem decidiu procurar um hotel. Confira aí ao lado o pessoal que viajou três dias de ônibus entre Manaus e Caracas."
"Primeiro, a informação é de que o acampamento da juventude ficava localizado no Parque del Este. De metrô, a partir do centro, são cerca de 10 estações. Chegando lá, bato com a cara na porta. O governo decidiu mudar o local por um motivo justo: o parque é local de dormitório para aves. Como dormir com 20 mil jovens agitando em volta?"
"Oficialmente, o Fórum Social Mundial 2006 começa às 15h30min desta terça-feira. No Brasil, 17h30min. Como em Porto Alegre, haverá uma grande marcha pelas ruas de Caracas. Não perca os detalhes aqui bo blog Por dentro do Fórum."
(Fonte: Rodrigo Lopes, Blog "Por dentro do Fórum", Jornal Zero Hora)
No ano de 2005 eu e minha esposa acompanhamos em Porto Alegre o Forúm Social Mundial, e constatamos várias situações no mínimo curiosas e interessantes para um evento do porte de um "Fórum Mundial".
1ª Situação - Para participar do Fórum e consequentemente das palestras, debates, simpósios entre outros que eram oferecidos, era necessário realizar uma inscrição e o pagamento de módicos 15 reais, para poder participar de todos os fóruns, assim como em alguns casos realizar inscrição prévia para determinadas palestras. Acontece que apenas minha esposa fez a inscrição, mas eu a acompanhei e entrei em diversas tendas (eram nesses lugares que aconteciam as palestras...) sem identificação, sem inscrição, ou como diria Caetano Veloso nos seus áureos tempos..."sem lenço e sem documento".
2ª Situação - O Fórum foi realizado as margens do poluidíssimo Guaíba, ocupando uma área que abrangeria diversos parques da capital, como o Marinha do Brasil, o parque Harmonia, o Gasômetro...diversas tendas foram armadas para este evento, e essas tendas espalhavam-se por esses parques todos. A grande maioria dos participantes era formada por jovens, estudantes ou não, universitários ou não, hippies ou não. A grande maioria destes jovens também armaram suas "tendas" vulgarmente chamadas de barracas, pois era o meio mais barato de hospedagem, e também o que proporcionaria certas liberdades que veremos em outra situação. Pode-se pensar que onde tem um bom punhado de gente juntos, também tem "tendas" de cachorros-quentes, milho-verde, refrigerantes, água, churrasquinhos de felinos, e as tão famosas "tendas" de churros. Bom, temos palestras, pessoas, comida...o que falta? "Tendas" de souvenirs vendendo todo o tipo de lembranças do Fórum.
3ª Situação - Era interessante acompanhar pela orla do Guaíba os diversos produtos oferecidos. Desde lembrancinhas do tipo "Estive no Fórum e lembrei-me de você!" até camisas pró-Hugo Chavez. Camisas e acessórios pró-Bob Marley, que fazem parte de qualquer calçada, também estavam presentes. Mas o que me chamou mais a atenção era uma "tenda" que vendia camisetas com a seguinte inscrição "Fuck You Bush" e recolhia assinaturas dos transeuntes para colocar o nome em um site que tinha exatamente esse propósito. Mandar o Bush se f..., achei muito engraçado aquilo tudo.
4ª Situação - Pela primeira vez na minha vida, e talvez a última, pude acompanhar uma passeata pró-libertação da Palestina, vocês não tem idéia do que foi essa passeata, daquelas bem barulhentas mesmo, situação inusitada pra mim, todas aquelas pessoas bradando palavras de libertação pela palestina em português, ao sol do meio-dia em Porto Alegre.
5ª Situação - As palestras, os debates, a razão e o objetivo do Fórum são louváveis e dignificantes, mas voltando a maioria dos participantes (jovens) o que pode-se observar que as horas mais bem aproveitadas do fórum por eles, com certeza eram as horas em que não haviam eventos sociais dignificantes como combate a fome, guerras civis, imperialismo americano, globalizaçao de multinacionais, concentração de renda, etc, etc, etc e sim aproveitadas nos momentos de "relax", pois o conglomerado de barracas e o acúmulo de jovens de diversas partes do mundo reunidos e espremidos em uma área fez com que as noites do Fórum fossem as mais aproveitadas por eles. Território sem dono, ali não existiam poderes executivos, legislativos ou judiciários, que coisa bonita isso, não é mesmo, vários povos, etnias, raças, credos, times de futebol, confraternizando (bebendo, fumando e transando, todo mundo nu, ninguém é de ninguém). Os relatos escutados sobre episódios nos acampamentos são muitos, ah, lógico, tudo isso regado ou reggaeado a muita música alta até altas horas da madrugada. Talvez por isso as palestras da manhã eram as menos concorridas.
6ª Situação - As Pichações. A prefeitura de Porto Alegre (depois de 16 anos o PT não tinha o comando da cidade e até a realização do Fórum foi discutida, apenas porque o PT não tinha mais o prefeito.) para receber o Fórum realizou um faxinão na cidade, pintou viadutos, colocou cal nos meio-fios, passou a vassoura e até recolheu mendigos, ficou um brinco, uma beleza, varreu tudo para debaixo do tapete, somente para receber os visitantes (maioria jovens em busca de liberdade e suas conseqüências) ilustres. Depois do Fórum o que pode-se ver pela cidade eram lixo, lixo, um pouco mais de lixo. Pichações com motivos políticos por todos os cantos, inclusive no viaduto da Borges de Medeiros (o mais antigo) que havia sido restaurado recentemente. Pichações do tipo: "Viva a heróica resistência iraquiana" eu vi em no mínimo cinco lugares diferentes, todos patrimônios públicos. Ali tinha percebido que o Fórum cumpriu seu papel "social".
7ª Situação - A avalanche do Fórum está chegando a Caracas para mais um evento onde rola de tudo, porém vale ressaltar, assim como escrevi no início da 5ª situação, que o objetivo do Fórum Social Mundial é louvável e dignificante, mas é inconcebível que entre as discussões de luta por um mundo mais social, o fórum receba pessoas, sem um mínimo de interesse em contribuir para a sociedade de uma maneira produtiva, pessoas que pensam apenas na "festa" ou que não tem um mínimo de consideração aos habitantes desta cidade, e pelo patrimônio público construído com o dinheiro de impostos (que não são poucos). Caracas que se cuide.
Extraído de http://ronniebaasch.spaces.live.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário