quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Allez L´Amour - Match Point



(Scarlett...sem maiores comentários)


Match Point, filme de 2005, escrito e dirigido por Woody Allen (o primeiro dele filmado fora dos EUA, e não tendo Nova Iorque como cenário, ganhou uma grana preta do Governo Londrino pra filmar em Londres), com Jonathan Rhys Meyers (Chris Wilton) e Scarlett Johansson (Nola Rice). Chris é um tenista talentoso procurando um novo rumo para a sua vida, e Johansson interpreta uma atriz que luta para alcançar uma boa carreira. 

A história é uma fábula sobre o papel que a sorte desempenha no destino. Como protagonista, Chris Wilton abre o filme com este texto:
Um homem disse: "Eu prefiro ter sorte do que ser bom",  viu profundamente a vida. As pessoas têm medo de encarar que uma grande parte da vida está dependente da sorte. É assustador pensar que tanto está fora de uma e não tem qualquer controle. Há momentos, num jogo, quando a bola atinge o topo da rede e por uma fração de segundo ela pode avançar ou retroceder. Com um pouco de sorte ela vai em frente e você ganha. Ou será que não e você perde.
Este filme é fortemente influenciado por Dostoyevsky do romance Crime e Castigo e Chris faz referência diversas vezes a trechos do livro no filme. 
A trilha sonora do filme é composta quase inteiramente por músicas de Ópera do período pré-I Guerra Mundial, cantadas pelo tenor italiano Enrico Caruso.


Para ilustrar esse e-mail escolhi a L'elisir d'amore (O Elixir do Amor) que é uma ópera em dois atos de Gaetano Donizetti. Estreou no Teatro della Canobbiana de Milão em maio de 1832. A Ária escolhida é Una Furtiva Lacrima na voz de Luciano Pavarotti


Nenhum comentário: