O País passou por várias crises de identidade neste e no século passado. A pergunta “quem somos nós?” esteve em vários momentos permeando a produção da intelectualidade nacional. Macunaíma (grande, Otelo!), o herói sem nenhum caráter criado por Mário de Andrade, surge exatamente da necessidade de uma nova definição do que era ser brasileiro, tema pulsante na década de 20, quando os imigrantes contribuíam para um novo perfil de nação. A convicção era de que a mão-de-obra importada era muito melhor que a nacional. Alguns estudiosos defendiam que dos escravos havíamos herdado o horror ao trabalho e dos índios um talento especial para a preguiça. Outros cenários reforçam o conceito do "jeitinho", como as histórias ligadas aos "santos do pau oco". É desse cenário que surge a compreensão da força da malandragem, uma espécie de contraponto ao exército de trabalhadores dedicados e produtivos, que primeiro a agricultura e depois a indústria tanto necessitaram para competir no mercado internacional. Os malandros passaram a fazer parte do imaginário de um país de alma escravista como uma espécie de resistência ao modelo europeu cheio de regras. Era astuto, esperto e vivia de “expediente”, como se dizia na época, e, mais do que tudo, sabia dar um “jeitinho” em tudo. Ganhava dinheiro fora das formas oficiais, jogando bilhar, apostando em cavalos e, em alguns casos, sobrevivendo na gigolagem. Com o passar dos anos, o malandro despencou cada vez mais para a contravenção, mas o folclore do jeitinho já havia marcado definitivamente o caráter nacional. Sua expressão mais agressiva vai desembocar na década de 70, tendo como marco o comercial do cigarro Vila Rica. Era um momento em que se pensava o nacionalismo em parâmetros bem diferentes dos anos 20. Havia um orgulho verde-amarelo e uma megalomania alimentada pela ditadura. Nesse contexto, um herói nacional como o tricampeão Gerson solta sua frase mais famosa. “Você gosta de levar vantagem em tudo, certo?” A propaganda não teve uma interpretação pejorativa na época, mas depois virou lei, principalmente a partir do início dos anos 80. “Para o período era um jargão superdifundido. A propaganda captou um elemento de identificação que estava no imaginário popular”, acredita Maria Izilda Matos, historiadora e pesquisadora da boemia. “A lei de Gerson funcionou como mais um elemento na definição da identidade nacional e o símbolo mais explícito da nossa ética ou falta de ética”, completa a historiadora. Com relação a propaganda do cigarro Vila Rica, bem ainda saiu uma segunda propaganda tentando apagar o mal estar causado pela primeira, mas aí o juízo popular já havia feito sua escolha. O tricampeão Gérson amargou uma fama, até certo ponto, injusta e com isso acabou relegado a margem da sociedade, quando aproximadamente 15 anos mais tarde, voltou a figurar na TV como comentarista de futebol.
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