sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os amplexos


Meu professor disse nesta semana que para fazer Gestão de Pessoas o pressuposto básico é gostar de gente. Hoje trabalho com educação e com certeza o pressuposto básico também é gostar de gente, difícil e antagônica é a realidade que temos hoje que é uma sociedade cada vez mais solitária, a sociedade do eu sozinho.

No supermercado vários itens específicos para pessoas que vivem só, produtos, excursões, uma série de coisas destinadas a esse público que cada vez aumenta mais. Mas meu devaneio vai além desse público, vai de encontro a um perfil que se esconde atrás das tecnologias, principalmente de redes sociais, chats, entre outros. Um público que não tem idade, mas que se fecha para relações vividas em sociedade para viverem as suas "second lifes" atrás de monitores.

Se antigamente você contava seus amigos nos dedos de uma mão, hoje seu orkut está cheio deles. O anonimato, a facilidade de esconder-se atrás de um monitor, a aversão a contato físico, ou o desejo de ser popular através dessas ferramentas e buscar seus 15 MB de fama, tudo isso pode ser justificativa pra uma vida solitária. Isso tudo me lembrou uma propaganda da Honda no auge das propagandas dos provedores de internet que mostrava uma bela paisagem ao fundo sendo observada por alguém sentado em uma moto. A frase: "Sol grátis, montanhas grátis, rio grátis e você aí, na internet grátis."

E agora, se pra trabalhar com educação e fazer gestão de pessoas tem que gostar de gente, como agregar dentro de uma sociedade que olha cada vez mais pro seu próprio umbigo? A preocupação da humanização dentro da gestão acompanha essa evolução tecnológica. Na medida que novas tecnologias apareceram a evolução dos recursos humanos também se fez presente, tanto que a nomenclatura gestão de pessoas é uma evolução do antigo departamento pessoal, passando de uma tratativa burocrática da época para uma abordagem mais humana das pessoas em seu ambiente de trabalho. Mas isso é uma conversa para outro post.

A verdade é que se você trabalha com pessoas, obrigatoriamente, você tem que fazer um esforço para tornar seu ambiente mais sociável, agradável às pessoas que normalmente vivem fechadas e solitárias e provar que os amplexos ainda são as melhores formas de se fazer sorrir.

Nenhum comentário: