quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Mudança na Regra do FIES 2019.




Uma reportagem veiculada no Jornal Nacional de 8 de janeiro de 2019, diz que a seleção para o FIES sofrerá uma mudança na Modalidade II.


Lembrando que o FIES, desde 2018, é ofertado em modalidades, determinadas pelos seguintes critérios:


Modalidade I - Ofertado para candidatos que comprovem renda per capita familiar de até 3 salários mínimos por mês, com taxas de juros zero e limitado em 100.000 contratos/vagas.


Modalidade II - Chamado de P-FIES é ofertado por bancos privados para candidatos que comprovem renda per capita familiar entre 3 e 5 salários mínimos por mês, com taxas de juros variáveis, conforme o banco e sem limite de contratos.


Em 2018 ainda foi ofertada uma terceira modalidade, que era exclusiva para alunos do norte, nordeste e centro-oeste do país.


Para participar o candidato deve ter feito o ENEM 2018 e ter nota mínima de 450 pontos (média aritmética das provas), além de não zerar a redação.  


Segundo a reportagem, a Modalidade I continuará sua seleção com a nota do ENEM, nos mesmos moldes dos anos anteriores, sem mudanças. Já a Modalidade II não será mais classificatória por nota e sim por ordem de inscrição, privilegiando aqueles que fizerem primeiro.


Até o momento não existem informações complementares, e o edital ainda não foi publicado, muito menos o cronograma de inscrições. Fiz um contato com o MEC para confirmar a veracidade da reportagem, já que não existe uma divulgação em canal oficial desta mudança, nenhuma manifestação por parte do Ministério foi feita agora.


fonte: 

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/08/governo-muda-regras-de-uma-das-modalidades-do-fies.ghtml

ATUALIZADO ÀS 17H06

Foi publicado o EDITAL para o FIES 2019 (1o semestre). Segue transcrição do item que trata da classificação do FIES e P-FIES:

2. DA CLASSIFICAÇÃO
2.1. Observada a modalidade de financiamento - Fies ou P-Fies - realizada e confirmada no período de inscrição e os limites de vagas por grupo de preferência e por cur
so/turno/local de oferta/IES, os CANDIDATOS serão classificados, na modalidade Fies, ou pré-selecionados, na modalidade P-Fies, na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada entre as 3 (três) opções de curso/turno/local de ofert a / IES escolhidas


link do edital:
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/01/2019&jornal=530&pagina=94&totalArquivos=226

link da informação:
http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=72551:divulgado-edital-para-fies-e-p-fies-do-primeiro-semestre&catid=213&Itemid=86




Nenhum comentário: