segunda-feira, 18 de março de 2019

Um pré-vestibular chamado Ensino Médio.



O Ensino Médio é um pré-vestibular de três anos e os estudantes precisam enxergar isso! A mudança de ciclo para o Ensino Médio traz um volume maior de conteúdos,  mais disciplinas e, principalmente mais responsabilidades. O Estudante precisa de orientação com relação a sua conduta e traçar com a Coordenação um plano para que ele conquiste seus objetivos ao final do ciclo. 

Independente da conduta pedagógica do Colégio e das suas diretrizes de Ensino e formação humana, o estudante ao final do Ensino Médio, inevitavelmente passará por um funil para poder dar início ao próximo ciclo. O advento dos cursinhos pré-vestibulares surgiu de uma demanda emergente de candidatos que não conquistavam suas vagas nas Universidades, após concluído o Ensino Médio. Por que isso acontece?

Normalmente o estudante passa pelas duas primeiras séries e acaba se dando conta, apenas na 3a série do Ensino Médio, de que é necessário colocar à prova todo o aprendizado ao final do ciclo, e aí vemos os chamados “terceirões” espalhados pelos colégios, abordando os assuntos referentes a série, mas também contemplando uma revisão de conteúdos das séries anteriores.

Quando isso acontece, as chances de eventuais interferências  também aumentam, pois a pressão exercida no estudante é muito maior pelo pouco tempo que resta para a prova, bem como pela quantidade exorbitante de conteúdos para retomar e estudar. É comum os estudantes sofrerem com ansiedade (se ficarmos apenas por esse exemplo) e com isso colocar a perder todo o ciclo.


Ne medida que o estudante possui a orientação correta a partir da 1a série do Ensino Médio, ele poderá colocar em prática as mudanças necessárias para o aumento de performance, bem como se preparar efetivamente para uma prova que ocorre no final do ciclo, maximizando as chances de ingresso na Universidade. Tudo isso sem deixar de fazer as coisas que ele gosta e precisa fazer para ter uma vida saudável! Família, amigos, namorar, praticar esportes, participar de festas e eventos. Quando se tem um planejamento com um objetivo bem definido, que é o ingresso na Universidade, a partir da 1a série, aí sim o estudante viverá plenamente este ciclo chamado Ensino Médio como um grande pré-vestibular.

Nenhum comentário: